7 passos fáceis para melhorar suas habilidades de entrevista

7 passos fáceis para melhorar suas habilidades de entrevista

julho 13, 2022 Off Por admin

Em meio ao avanço tecnológico de hoje, a regra de “voltar ao básico” ainda se aplica quando se trata de ser contratado para um trabalho. Não importa se você está planejando se candidatar a uma empresa de um milhão de dólares ou a uma pequena empresa independente. Quando você enfrenta um entrevistador, tudo se resume a como você se apresenta. Este é o fator decisivo se você será contratado ou não.

Então você distribuiu seu currículo para potenciais empregadores e determinou o emprego correto para se candidatar. O próximo passo é agendar a entrevista de emprego.

Você pode conhecer o assistente ou recepcionista no momento do agendamento da entrevista, seja por telefone ou pessoalmente. Seja amigável e educado, pois essas pessoas podem fornecer informações que podem ser essenciais para conseguir aquele emprego, ou até mesmo fornecer informações sobre a empresa ou seu possível chefe.

Finalmente, você aparece para a entrevista.

As características básicas de ser ágil, como você fala e se comporta e até mesmo como você se veste são fatores que contribuem para causar uma impressão duradoura que acabará levando você a ser contratado.

Aqui estão 7 passos fáceis sobre como você pode melhorar suas habilidades de entrevista:

1.) Prepare-se para a entrevista

Primeiro, vista-se adequadamente. Assim que o entrevistador entrar na sala, ou quando você entrar na sala para ser entrevistado, sua aparência será a primeira coisa que causará impacto. Vista-se adequadamente, verifique sua aparência e cuide de sua postura.

Em segundo lugar, pratique a cortesia básica. Saiba onde a entrevista será realizada e esteja lá com tempo suficiente para se preparar antes da entrevista agendada. Desligue o telefone para evitar distrações desnecessárias.

2.) Pesquisa

Use todos os seus recursos para se certificar de que conhece o básico sobre a empresa. Você não gostaria de ser pego de surpresa quando perguntado como ouviu ou o que sabe sobre a empresa para a qual está se candidatando.

Saiba mais sobre o seu potencial empregador. Em sua mente, desenvolva uma imagem clara do perfil da empresa.

Certifique-se de ter preparado as respostas para algumas perguntas básicas, mas não soe roteirizado. Isso acontece quando você ensaia o que vai dizer palavra por palavra. Basta que você tenha uma visão geral do que vai transmitir ao entrevistador, e é melhor ser espontâneo.

3.) Seja legal

Dê um passo à frente para que você esteja sentado e a entrevista esteja prestes a começar. Cause uma ótima primeira impressão mantendo contato visual, dando ao entrevistador um aperto de mão firme, um sorriso amigável e uma saudação educada. Sente-se apenas quando solicitado e não se esqueça de agradecer ao entrevistador por reservar um tempo em sua agenda lotada para entrevistá-lo.

Certifique-se de começar com uma nota positiva e definir as expectativas adequadas.

4.) Não se venda a descoberto

Durante a entrevista, responda às perguntas de forma breve e precisa. A chave é ser honesto.

Certifique-se de que, como possível funcionário, você transmita ao seu possível empregador o que você realmente é e o que pode fazer pela empresa, e não o contrário. Mantenha-se positivo e não dê uma má impressão ao seu empregador anterior.

Se você está se candidatando ao seu primeiro emprego, não deixe que sua falta de experiência o impeça de ganhar vantagem contra candidatos mais experientes. O que lhe falta em experiência, ele compensa em confiança e vontade de aprender.

Você também pode se colocar no lugar do empregador. Pergunte a si mesmo, se eu estivesse do outro lado da mesa, quais qualidades eu deveria procurar em um potencial funcionário? Eu lucraria se ele trabalhasse para mim e pudesse contribuir para o desenvolvimento da empresa?

Não tenha medo de se vender, mas não seja excessivamente confiante. Apenas projete um ar que você tem certeza de si mesmo e de suas capacidades.

5.) Faça perguntas

Se você achar um entrevistador difícil, não se intimide. Aquele que não deixa você colocar uma palavra de cabeça para baixo deve ser levemente lembrado de que você deve falar mais, pois é ele quem precisa aprender mais sobre você.

6.) Enrole

Ao se aproximar do final da entrevista, certifique-se de que todas as bases estejam cobertas. Agora não é hora de discutir ou mesmo perguntar sobre o salário e os benefícios que você receberá uma vez empregado. Há muito tempo para isso quando você consegue a posição e está discutindo a oferta de emprego.

Encerre as coisas resumindo seus pontos fortes e apontando seus traços positivos. Finalmente, no final da entrevista, não se esqueça de agradecer novamente ao entrevistador pelo seu tempo, deixando assim uma impressão duradoura.

7.) Acompanhamento

Envie aquela nota de agradecimento muito importante após a entrevista. Agradeça ao entrevistador por seu tempo com você e por lhe dar esta oportunidade. Certificar-se de que a entrevista em si então acontece.

Em seguida é o fechamento, então você acompanha com uma nota de agradecimento.

Você acaba sendo aceito e discute, negocia e inscreve a oferta de emprego.

Conclusão

Você pode notar que a entrevista ocupa grande parte do processo de contratação, então você também pode aprimorar suas habilidades de entrevista utilizando o conteúdo que a agência de emprego rj oferece para você.