Nome Sujo: Estratégias eficazes para Sair Dessa

Nome Sujo: Estratégias eficazes para Sair Dessa

julho 15, 2024 Off Por admin

Ter o nome sujo é um problema que, infelizmente, muitos brasileiros enfrentam atualmente. Assim, quando se tem registros de inadimplência no nome, quer dizer que existem contas em aberto, e isso traz várias dores de cabeça, como restrições nos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa, por exemplo. 

Dessa forma, fica quase impossível contratar linhas de crédito, como empréstimos, cartões e até financiamentos. Afinal, ao solicitar esse tipo de serviço, as instituições financeiras realizam uma análise para conferir o histórico de pagamento do cidadão. 

Pensando nisso, em ajudar você, que quer ou precisa limpar seu nome, separamos algumas estratégias eficazes para quitar suas dívidas em atraso e recuperar sua saúde financeira. Acompanhe a leitura até o final e saiba mais! 

O que significa ter o nome sujo? 

Muito se fala sobre ter nome sujo, mas ainda existem quem nem sabe o que isso significa na prática. Em primeiro lugar estar com o nome sujo na praça, significa que o cidadão possui dívidas em aberto. Ou seja, que alguém contratou uma conta, e não conseguiu fazer o pagamento dentro do prazo estabelecido. 

E, ao contrário do que muitos pensam, isso pode ocorrer em diversas situações, e não só com dívidas com bancos e instituições financeiras. 

Sendo assim, é possível ficar com o nome sujo ao deixar de pagar uma prestação de um crediário em lojas, ao fazer um empréstimo e não pagar as parcelas, ou ainda ao contratar um financiamento, e deixar de honrar com os pagamentos mensais. 

Contas de consumo, como água e luz, por exemplo, também podem sujar o nome do titular. Além disso, uma das causas mais comuns de inadimplência no Brasil, é o não pagamento das faturas do cartão de crédito. 

Ou seja, ter o nome sujo significa simplesmente que você contratou ou utilizou qualquer serviço financeiro, e não pagou sua dívida dentro do prazo acordado. Assim, a dívida foi registrada em seu nome, deixando assim, seu nome sujo. 

Estratégias para quitar as dívidas e limpar o nome sujo 

Hoje em dia no Brasil, é muito comum encontrar pessoas com o chamado nome sujo. Ou seja, pessoas que, por diversos motivos, não conseguiram honrar com seus compromissos financeiros e acabaram entrando em situação de inadimplência. 

Com isso, essas pessoas podem enfrentar problemas, tanto para comprar no crédito, quanto para contratar serviços financeiros, como empréstimos e financiamentos, junto a instituições financeiras. 

E, para quem sonha em adquirir uma casa própria, ou um carro novo, mas precisa contratar um financiamento para isso, por exemplo, pode ser difícil conseguir a aprovação dos bancos. 

No entanto, com alguns passos e estratégias simples, é possível sair dessa situação e recuperar seu bom nome na praça. Com isso, você poderá voltar a comprar em crediários de lojas e até fazer empréstimos em diversas instituições. 

Vale ressaltar que, no processo para deixar de ter nome sujo, é preciso ter disciplina, paciência e muita determinação. Dessa forma, em pouco tempo, suas finanças voltarão a ficar em dia e você poderá recuperar sua saúde financeira. Confira mais detalhes a seguir! 

1. Faça uma avaliação de suas dívidas 

O primeiro passo para deixar de ter o nome sujo, é entender a real extensão das suas dívidas. Então, faça uma lista, no papel, celular ou no seu iPad, por exemplo, de todas as pendências e saiba quais são seus credores. 

Isso vai permitir que você dê prioridade para certas dívidas, além de facilitar que você estabeleça um plano de ação. 

Comece com as dívidas negativadas a mais tempo. Depois, confira as de maior valor e pondere sobre quais precisam ser pagas mais rapidamente. O ideal é sempre começar pelas dívidas que estão acumulando maiores taxas e juros, para evitar que isso se torne uma “bola de neve” e fique ainda mais difícil de regularizar a situação. 

2. Negocie com seus credores 

Depois de tomar conhecimento de tudo o que está deixando seu nome sujo, é hora de entrar em contato com os credores e negociar. Afinal, muitas vezes, é possível obter descontos ou parcelamentos melhores, ao realizar uma negociação. 

Sendo assim, busque se mostrar disposto a quitar suas dívidas e tente fazer acordos que se enquadram no seu orçamento. Caso negocie para pagar valores mais altos, pode ser que no futuro, você volte a faltar com o compromisso, causando ainda mais problemas financeiros. 

Apesar de que, pagar as dívidas em parcelas de maior valor acelera o processo de quitação, isso pode comprometer seu orçamento. E isso causaria mais dores de cabeça no futuro, visto que o objetivo aqui é se livrar do nome sujo, e não contrair novas dívidas. 

3. Utilize ferramentas disponíveis na internet para limpar o nome sujo 

Nome Sujo

Hoje em dia, existem algumas plataformas como o Serasa Limpa Nome, por exemplo, na internet. Essas ferramentas podem te oferecer muitas opções para regularizar suas dívidas. 

Para conferir, basta acessar o site ou o aplicativo da Serasa, consultar seu CPF e ver as ofertas que estão disponíveis no momento. Então, selecione a melhor alternativa e gere um boleto para pagar a dívida. Para te ajudar, separamos esse artigo com mais detalhes para você limpar seu nome no Serasa. Confira! 

Dependendo da forma de pagamento que você escolher, a restrição é retirada imediatamente de seu nome. Assim, você fica com o nome limpo em poucos minutos, de forma segura e eficaz. 

Ademais, também existem outras plataformas para te ajudar a quitar suas dívidas online. Algumas empresas credoras oferecem opções de negociação via e-mail, ou mesmo pelo WhatsApp, para você resolver suas pendências sem nem mesmo precisar sair de sua casa. 

4. Faça uma boa organização em suas finanças 

Além de resolver as dívidas, manter uma gestão financeira saudável também é muito importante para não voltar a ter o nome sujo na praça. 

Sendo assim, crie um orçamento, faça um controle de seus gastos e evite fazer novas dívidas, até que tudo esteja em dia outra vez. 

Lembre-se também de que limpar o seu nome é só o começo dessa jornada rumo a uma boa saúde financeira. Pois, se manter em dia com suas dívidas e suas obrigações financeiras é muito importante. 

Com essas estratégias simples, em pouco tempo você poderá quitar suas dívidas e deixar de ter o nome sujo. Até a próxima!