Saiba como eliminar de vez o mau hálito

Saiba como eliminar de vez o mau hálito

março 25, 2021 Off Por admin

O mau hálito é um problema fácil de ocorrer e, por isso, é muito importante que a população tenha os devidos cuidados para evitar que situações de incômodo e constrangimento aconteçam, ou mesmo de agravamento de doenças ocorram na cavidade.

Essa condição pode ser decorrente de uma série de fatores. Para se ter uma ideia, o surgimento do mau hálito pode acontecer por problemas no estômago ou por falta de higienização bucal adequada.

Neste artigo, apontaremos exatamente o que é o mau hálito, como ele surge, o que ele pode causar, formas de evitar que isso aconteça e qual a importância de estar atento a esse problema.

O que é o mau hálito?

Você já passou por uma situação em que as pessoas não querem conversar com você cara a cara? Bom, isso pode ser por causa do mau hálito. 

Infelizmente, na maioria dos casos não é a própria pessoa que percebe que está com esse problema, necessitando do toque de outras pessoas.

Apesar de ser incômodo, o mau hálito não é exatamente uma doença, mas pode ser um sintoma de doenças bucais, como a gengivite. 

Na concepção da palavra, o hálito é o “ar que sai da boca durante a expiração” ou o “odor da boca”. 

Dessa maneira, o mau hálito significa que o odor que é expirado da boca está ruim, gerando uma sensação bastante desagradavel para as pessoas que estão próximas e para quem sofre com esse problema.

Principais causas

Man brushing teeth in the morning

Diversos problemas podem gerar o mau hálito, e em diferentes regiões do corpo. 

Apesar disso, a grande maioria dos casos de mau hálito tem ligação com a língua, que é a parte referente ao odor expirado.

Dessa maneira, a principal forma de ficar com mau hálito é não realizando a higienização bucal da forma adequada. Assim, é preciso escovar os dentes e a língua com frequência, utilizando fio dental posteriormente a escovação.

Com essa falta de higienização adequada os dentes, gengiva e língua estão expostos a proliferação de bactérias, que geram problemas bucais que podem resultar no mau hálito, tais como:

  • Cáries;
  • Placa bacteriana;
  • Gengivite;
  • Periodontite.

Esses são problemas comuns na boca, que podem resultar no mau hálito e em outros problemas mais sérios.

Assim, do mesmo modo que a deformação da arcada dentária irá exigir tratamentos importantes de correção, como o uso de aparelho invisivel, os problemas que originaram o mau hálito devem ser identificados para que o melhor tratamento seja feito para corrigir o incômodo.

Além de situações problemáticas na boca, dentes e língua, o mau hálito pode ter início por conta de outras situações com o corpo e hábitos rotineiros, tais como:

  • Alimentos com odor mais forte;
  • Diabetes;
  • Infecções;
  • Dores de garganta;
  • Uso de tabaco.

Independentemente do surgimento, é importante ficar atento como essas condições evoluem para problemas mais sérios nos dentes e na gengiva, exigindo tratamentos de correção em diversas situações.

Como evitar?

Evitar o mau hálito, principalmente quando a origem é na língua ou na boca, é simples. Nesses casos, apenas seguir as recomendações dos especialistas, como realizar a escovação rotineiramente, utilizar fio dental e enxaguantes bucais, pode ser o suficiente para eliminar esse odor incômodo.

Inclusive, neste ponto, cabe dizer que quando há a existência de algum tratamento, como o uso de aparelho dental invisivel ou mesmo implante dentário, os processos de higienização devem ser feitos com ainda mais atenção, podendo demandar até uso de ferramentas complementares.

Contudo, quando o problema vai além do alcance dessas ações, é importante procurar a origem, consultando médicos e dentistas especializados, que poderão orientar sobre qual o melhor tratamento e até a importância da adoção de hábitos diferentes.

Importância do acompanhamento odontológico

Cuidar da saúde bucal é fundamental para evitar esse e outros inúmeros de problemas na boca, resultando em uma saúde bucal de qualidade e em uma vida mais saudável e próspera.

Entretanto, é fundamental que, desde criança, as pessoas tenham um acompanhamento com dentistas, pois, em muitas situações, eles saberão orientá-lo nas práticas e hábitos de higiene bucal.

Essa orientação também pode estar relacionada aos tratamentos de correção de problemas estruturais nos dentes, como a lente de contato dental, que é um tratamento bastante eficaz para recuperação dos dentes e que melhora seu aspecto.

Com esse auxílio constante dos especialistas, as consultas poderão ser feitas com mais qualidade e com a regularidade necessária para cada tratamento, podendo ser semanal, como durante o processo de clareamento, ou a cada seis meses, para avaliações de rotina.

Deste modo, conforme a origem identificada, seja ela bucal ou não, o profissional indicará os acompanhamentos necessários, produtos usados ou tratamentos necessários antes da progressão do quadro.

Além disso, os dentistas são excelentes aliados para pessoas que querem modificar a estética dos dentes, utilizando, por exemplo, um implante dentário para substituir dentes que tenham sido afetados em sua estrutura. 

Isso porque além do mau cheiro que pode surgir dos dentes que sofreram com erosões e bactérias, outras inflamações e acúmulo de microorganismo são favorecidos, prejudicando a saúde geral.

Para finalizar, é importante destacar que os dentistas podem passar todas informações que o paciente precisar, os tratamentos que ele executa, quais os planos odontológicos cobrem, quais os procedimentos necessários e também os valores dos tratamentos, bem como dúvidas sobre quais sinais indicam que a visita será necessária.

Assim,se você chegar em um consultório e perguntar “qual é o valor de um implante dentário?”, você certamente terá a resposta rapidamente, facilitando o processo de marcação de consultas e operações, entendo mais sobre o procedimento e burocracias necessárias.

Deste modo, com as indicações do profissional, acompanhamento odontológico e médico, além do investimento em uma alimentação correta e higienização frequente, será possível manter o sorriso bonito, sadio e distante de qualquer incômodo com o mau hálito.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.