Saiba tudo sobre a Caixa de Gordura

Saiba tudo sobre a Caixa de Gordura

junho 23, 2021 0 Por admin

A caixa de gordura é um assunto sério. Principalmente na hora da limpeza de ambientes como restaurantes, bares ou supermercados. A falta de manutenção dessa área pode levar a problemas sérios, desde infestação de pragas até mesmo vazamento de resíduos no estabelecimento. Fora que há também grande preocupação por parte de quem monitora negócios alimentícios. A fiscalização está de olho!

 É por isso que você deve ficar de olho no que a legislação diz sobre a limpeza de caixa de gordura. Afinal, o seu estabelecimento pode até mesmo perder o alvará de funcionamento. Se atente ao nosso artigo e descubra qual a legislação que faz menção a caixa de gordura.

 Legislação sobre Limpeza de Caixa de Gordura

 Hoje em dia existem leis em diversos municípios e estados que visam orientar a limpeza apropriada da Caixa de Gordura. Dentre elas podemos citar a lei Nº 4991, do Rio de Janeiro, que faz com que a limpeza periódica da caixa de gordura seja obrigatória. Leis semelhantes também acontecem no estado de Alagoas. De forma nacional, existe ainda o código da ABNT NBR 8160:1999. Nele é orientada toda a forma de descarte de esgoto, caixas de gordura e demais exigências a respeito desses assuntos.

 Além disso, a própria SABESP orienta que a limpeza de caixas de gordura são obrigatórias. Elas devem ser realizadas periodicamente por todos os tipos de estabelecimentos. A previsão é que com o tempo, todos os estados contem com a própria legislação. É por isso que você deve estar sempre de olho no que diz respeito às leis do seu estabelecimento.

 O melhor jeito de se manter atento a isso é acompanhando blogs que te atualizam sobre o assunto. Conte com a Sampex para isso!

Importância da Limpeza da Caixa de Gordura

 A instalação da caixa de gordura já é obrigatória pela Lei 12.342/78 Portarias 2619/11 SMS e CVS 5. Isso porque o descarte feito de forma direta, principalmente por restaurantes, bares e outros estabelecimentos alimentícios, podem gerar muitos problemas. E quando falamos de problemas, não queremos dizer apenas na questão ambiental. Os danos provocados pelo óleo, restos de comida, gorduras e graxas que a caixa de gordura recebe podem ser extensos.

 Começando pelo próprio estabelecimento. Sem uma caixa de gordura limpa e adequadamente instalada, o mau cheiro e os restos de alimentos podem atrair pragas sérias. Além de que, é claro, podem promover o afastamento de clientes e até mesmo um ambiente mais insalubre para eles. Afinal, a caixa de gordura é um ambiente em que há grande proliferação de bactérias que podem infectar a comida.

 Depois, podemos citar os danos a rede de esgoto e as redes de tratamento de água. A gordura eliminada por restaurantes, por exemplo, gruda e solidifica na parede do encanamento. Com isso, a obstrução é certeira. Os cofres públicos gastariam muito mais anualmente na manutenção dos estragos. É por isso que foram criadas legislações a respeito. Para evitar que redes de tratamento de água sofram danos e que tubulações se entopem com facilidade.

 Por fim, podemos citar os danos ambientais. O óleo não dissolve em água. Por isso ele contamina durante muito tempo lagoas, mares, riachos… Uma caixa de gordura limpa, bem instalada e funcionando previne a todos de diversos problemas e danos.

De quanto em quanto tempo devo limpar a Caixa de Gordura?

 Outro item que gera muita confusão é a periodicidade de limpeza da Caixa de Gordura. Segundo folhetim divulgado pela própria SABESP, a limpeza da caixa de gordura de restaurantes e bares deve ser realizada mensalmente. Isso porque, como já aprendemos, esses estabelecimentos descartam uma quantidade muito maior de gorduras e óleos.

 Mas no caso de negócios alimentícios que possuam grande descarte de óleo, como lanchonetes e redes de fast food, recomendamos uma limpeza semanal. Caso contrário, o restaurante pode sofrer com refluxos de sujeira e outros problemas citados aqui.

 No caso de residências normais, o período aumenta para 6 meses. Esse período dependerá um pouco da utilização da cozinha. Se a casa faz mais itens gordurosos, ou até mesmo descarta muitos restos de alimentos na pia, esse prazo pode diminuir.

 Portanto, nossa tabela de periodicidade fica assim:

  • Limpeza semanal para lanchonetes e redes de fast food;
  • Limpeza mensal para bares e restaurantes;
  • Limpeza trimestral para residências em apartamentos;
  • Limpeza semestral para residências comuns.

Por que devo contratar uma empresa para limpar minha Caixa de Gordura?

 Devo fazer a limpeza da caixa de gordura sozinho? Bem, se a sua pergunta é se você pode fazer a limpeza, a resposta é sim. Desde que se saiba como. Porém, o ideal é que você contrate uma empresa responsável por essa limpeza periódica.

 Essa ação te dará um resultado muito melhor e não exigirá de você nenhum conhecimento prévio. Além de que todo o serviço será feito de forma muito mais rápida por profissionais. Você não terá que temer pela segurança da sua saúde, além de não ter que investir em materiais extras.

 Contar com os profissionais corretos te dará um serviço muito melhor, te custará menos tempo e você terá um resultado que, a longo prazo, será muito mais barato.

 Contar com empresas responsáveis para fazer a limpeza da caixa de gordura é essencial

Através dessa prática periódica, poderá evitar problemas sérios não só com a lei, mas com relação a todo o seu encanamento. Esse tipo de problema pode sair muito mais caro do que uma simples limpeza, não é? É por isso que você precisa contar com os parceiros certos. Aqueles que realmente vão te ajudar a limpar com eficiência e segurança a sua caixa de gordura.

E a Sampex é a sua parceira nisso! Com a gente a limpeza da sua caixa de gordura é simples e segura. Temos profissionais especializados nessa área que farão todo o serviço

de maneira prática e rápida. Sem atrapalhar o dia a dia do seu negócio. Além disso, contamos com outros tipos de serviços úteis para seu empreendimento.  

Um trabalho rápido, seguro e eficiente para que você não tenha que lidar com esse problema na sua rotina. 

Faça um orçamento sem compromisso, entre em contato!