Vai comprar um ar-condicionado? Saiba o que é BTU

Vai comprar um ar-condicionado? Saiba o que é BTU

novembro 20, 2021 0 Por admin

Descubra o que essa sigla significa e como ela pode impactar na sua vida financeira

Você sabe o que são os BTUs do ar-condicionado? São eles quem medem a potência do produto. É preciso sempre estar de olho nessa informação para não comprar o item errado para a sua casa. Então, na hora de adquirir seu ar-condicionado na Black Friday, fique de olho nos BTUs.

A sigla BTU quer dizer: British Thermal Unit, ou, pela tradução livre, Unidade Térmica Britânica. E, na prática, é ela quem mede o quão forte seu ar-condicionado é, ou seja, a potência de refrigeração dele.

Os BTUs interferem diretamente na capacidade de resfriamento do produto. Isso quer dizer que, caso você compre a opção errada, o ar-condicionado pode não gelar o suficiente e frustrar suas expectativas.

A escolha certa do produto trará um conforto melhor para sua casa, com um resfriamento do ambiente de forma rápida e eficiente, sem qualquer surpresa negativa. Além da temperatura ficar bem distribuída, também se manterá constante, evitando picos de frio e calor.

Então, antes de comprar qualquer ar-condicionado, esteja ciente do que seu cômodo precisa e, a partir da medida, escolha o aparelho ideal para o ambiente. Dessa forma, você fará o investimento de forma mais certeira e ainda evita problemas futuros com o produto, como veremos mais à frente.

Como escolher o BTU certo para meu cômodo?

escolher ar condicionado

A conta para entender qual o ar-condicionado ideal para o ambiente não é tão complicada quanto parece. É necessário fazer uma conta simples: somar 600 BTUs por cada metro quadrado do seu cômodo.

Com esse resultado, você soma mais 600 para cada pessoa que geralmente fica presente no ambiente. Após isso, mais 600 para cada aparelho que possa irradiar calor, como geladeira, fogão e televisão, por exemplo.

Ou seja, se seu cômodo tiver 20 m² e for ocupado por três pessoas com quatro aparelhos, você precisará de um ar-condicionado de, pelo menos, 16 mil BTUs. O cálculo seria feito assim:

  • 20m x 600 BTUs: 12 mil BTUs
  • 3 pessoas x 600 BTUs: 1800 BTUs
  • 4 aparelhos x 600 BTUs: 2400 BTUs

Somando os três, daria 16.200, para isso, o ideal seria de 16.000 BTUs para cima. E se a área for exposta ao sol, é necessário acrescentar mais 800, finalizando com 17 mil BTUs.

Fazendo esta conta com calma e com o auxílio de uma calculadora, fica fácil saber qual o aparelho de ar-condicionado ideal para sua casa. É necessário sempre fazer o cálculo antes de comprar o produto, para que ele não seja prejudicado com o tempo.

O que acontece se eu comprar um ar-condicionado com uma capacidade menor que o ideal?

Usar um ar-condicionado que não atenda às necessidades do cômodo pode trazer alguns problemas, que podem implicar financeiramente lá na frente.

O primeiro ponto é o desgaste excessivo do produto, pois ele terá mais trabalho para conseguir resfriar o ambiente, já que a potência dele é menor do que o necessário. Isso pode gerar um aumento do custo de limpeza e manutenção, além de possíveis falhas no desempenho e no produto em geral.

Outro ponto importante é que o equipamento não conseguirá chegar na temperatura desejada, por ter uma capacidade menor. Com isso, ele gastará mais energia para tentar elevar o resfriamento, causando um aumento do gasto elétrico e deixando a conta de luz mais cara.

Por isso, o indicado é: sempre que for adquirir um ar-condicionado, faça as contas de forma correta, para que o aparelho seja da potência certa ou maior que a necessária. Assim, aumenta-se o tempo de vida útil do equipamento e evitam-se frustrações e gastos desnecessários.