Válvulas Industriais: tipos e aplicações

Válvulas Industriais: tipos e aplicações

agosto 18, 2022 Off Por admin

Você sabe quais são os tipos de válvulas industriais que existem e quais suas aplicações? Primeiramente, é importante ressaltar que existem diversos tipos de válvula industrial disponíveis no mercado.

Por isso, é válido conhecer este assunto, principalmente se você trabalha nesta área ou realiza a compra de válvulas industriais com frequência.

Para que não lhe falte informação, vamos conhecer quais são esses tipos de válvulas industriais? Continue lendo o conteúdo até o final para não perder nenhum detalhe importante!

Industrial steel pipeline and valves

O que é uma válvula industrial?

As válvulas são aquelas peças que irão garantir que haja controle de fluxo ou de pressão de uma determinada tubulação, assim como evitar a saída, realizando uma barreira de impedimento na área em que estiver instalada.

A válvula industrial pode controlar tanto fluidos líquidos como gasosos, sendo responsáveis por evitar acidentes e garantir que cada fluido esteja onde deve estar dentro de uma tubulação industrial.

Você já deve ter visto muitos tipos de válvulas, mesmo que não trabalhe nesta área, mas saberia identificar cada uma delas? Isso mesmo, há mais de um tipo disponível no mercado e você poderá ficar por dentro destes detalhes logo abaixo.

Conheça os tipos de válvulas industriais

Como citamos mais acima, existem diversos tipos de válvulas industriais disponíveis no mercado. E essa variedade existe para garantir que não haja problemas de contaminação, falta de precisão nas tubulações industriais, dentre outros motivos.

Cada uma possui suas próprias características, por isso é importante conhecer suas diferenças para que sejam feitas escolhas corretas no momento de comprar as válvulas para as tubulações industriais.

Válvula gaveta

A válvula gaveta é uma das mais comuns no mercado de válvulas, sendo facilmente encontrada e muito utilizada. Geralmente, não são utilizadas para isolar um fluido em específico, mas sim como uma forma de proteger todo o sistema de tubulações da indústria. Assim como as demais válvulas, ela consegue vedar muito bem o espaço e evitar acidentes.

Válvula globo

A seguir, temos a válvula globo. Ela auxilia no controle dos fluidos e regulam muito bem o fluxo dentro de uma tubulação. É capaz de balancear o sistema e evitar os extremos “tudo ou nada”.

Válvula borboleta

A válvula borboleta é aquela que, assim como a válvula globo, auxilia no controle do fluxo do fluido. Só que, desta vez, há mais limitações. Por outro lado, são uma das opções mais simples do mercado, além disso, são fáceis de manusear.

Válvulas de retenção

A válvula de retenção é aquela que servirá para impedir que o fluido, tanto gasoso quanto líquido, volte para o lugar de onde veio. Ele possui apenas uma orientação de fluxo. Por conta disso, também podem ser chamadas de válvulas de não retorno, ou NRV.

Válvula de alívio

A válvula de alívio, como o nome sugere, será responsável por aliviar a pressão caso seja necessário, por meio do limite estabelecido no momento de sua montagem, instalação e comissionamento. Por isso, ela é considerada uma válvula de segurança.

Válvula guilhotina

A válvula guilhotina também está entre as válvulas mais utilizadas no meio industrial. Ela é conhecida como uma válvula de bloqueio, e é 8 ou 80 – ou está completamente fechada ou completamente aberta, não há meio termo.

Válvula esfera

A válvula esfera possui esse nome porque faz a utilização de uma esfera oca para realizar o seu trabalho. É neste espaço que ela conseguirá fazer a separação de fluidos e seu controle dentro de uma tubulação industrial.

Válvula agulha

A válvula agulha recebeu esse nome por possuir um obturador que vai se afunilando até ficar com uma ponta fina, igual à de uma agulha. Ela existe para permitir a passagem de alguns fluidos na tubulação, e está presente em tubulações onde o diâmetro dos tubos é pequeno.

Válvula diafragma

Para fechar a nossa lista de válvulas, temos a válvula diafragma. Esta válvula é muito importante, pois garante a proteção da tubulação quando há transporte de fluidos corrosivos que possam atrapalhar o trabalho geral da tubulação e realizar uma contaminação desnecessária.

Ela é uma válvula que traz proteção e segurança para a tubulação industrial, sendo indispensável quando o assunto são fluidos corrosivos, impuros ou perigosos.

Agora que você já conhece os tipos de válvulas disponíveis, ficará mais fácil fazer a seleção correta na hora de realizar suas compras ou especificações para o próximo empreendimento!