Cárie: conheça os riscos e como prevenir

Cárie: conheça os riscos e como prevenir

outubro 29, 2021 0 Por admin

Sorvete, pirulito, chocolate, goma de mascar dentre outras delícias por aí, um banquete para o surgimento da cárie, um problema de saúde que ouvimos falar desde criança.

A cárie se instala na cavidade oral e causa muitos estragos. Ela é uma deterioração da estrutura dos dentes que ocorre quando as bactérias presentes na boca começam a se desenvolver.

Quando isso acontece, surgem as placas bacterianas que, por sua vez, dão início às doenças como gengivite e tártaros.

O que muitos não associam é que a cárie é uma doença comportamental, de acordo com os hábitos alimentares e de escovação de cada um.

O açúcar presente nos alimentos são transformados em ácido pelas bactérias. Esses ácidos começam a destruir os dentes de maneira progressiva, surgindo, então, uma mancha branca que evolui para a cavidade do dente, caso não seja interrompida.

Quando a cárie começa a invadir a dentina, a situação fica mais séria e dolorosa. A dentina é a segunda camada do dente, que protege a polpa – estrutura inervada -,sendo quando o paciente começa a sentir dor.

Daí vem uma complicação mais séria: essa cárie inflama, mata a polpa e pode cair na corrente sanguínea, causando problemas ao organismo.

Outro problema importante é a dificuldade na mastigação e problemas na fala, causados, principalmente, pelo incômodo e pela dor.

Como prevenir o surgimento de cáries

prevenir carie

Prevenir o surgimento de cáries não é uma tarefa difícil, manter a saúde bucal é fundamental para isso. Sendo assim, alguns cuidados podem ser tomados, como:

  • Ter boa higiene bucal;
  • Diminuição do consumo de alimentos açucarados;
  • Consumir muita água;
  • Ida ao dentista a cada seis meses;

Embora parte da população tenha problemas com saúde bucal, principalmente em zonas rurais, onde dificuldades socioeconômicas e difícil acesso a acompanhamentos levam a procedimentos mutiladores como primeira opção, uma outra parte pesquisa cada vez mais aparelho transparente preço, cuidando da estética dos seus dentes.

Esses aparelhos vêm sendo muito procurados nos consultórios, pelos benefícios que agregam, mais conforto e descrição, facilidade na higiene e menos riscos de doenças, além do custo-benefício.

Por outro lado, embora atualmente, as pessoas estejam mais vaidosas com a saúde e estética dentária, por falta de cuidados, muitos buscam soluções mais radicais como a extração de dente valor.

Um recurso eficaz para aliviar a dor e o sofrimento, causado por problemas avançados sem outra opção. Esse método é muito usado em situações de cáries que envolveram a raiz do dente, necrose pulpar e doenças periodontais avançadas.

No consultório, é possível um tratamento que previne e resolve problemas mais avançados também, é a prevenção através de um dentista especialista em canal. Esse recurso é muito utilizado em casos de cárie profunda e fratura dentária.

Para que serve a limpeza dos dentes

Para evitar esse tipo de doença, um recurso acessível, preventivo e de grande efeito é a limpeza dos dentes.

Ela evita que doenças dentárias e na gengiva se desenvolvam, deixando o paciente com a boca saudável, levando consigo as seguintes vantagens:

  • Combate o acúmulo da placa bacteriana;
  • Previne doenças periodontais;
  • Melhora a saúde da gengiva e dos dentes;
  • Combate o mau hálito;
  • Previne as cáries.

O preço de limpeza de dente varia, porém, é muito acessível à população, além de ser bem mais em conta do que valores de tratamentos.

Esse procedimento, quando realizado em conjunto com uma rotina diária de higienização e outros cuidados bucais, ela pode prevenir e até mesmo tratar com antecedência doenças, resultando num sorriso bonito e muito saudável.

É essencial entender que a limpeza dentária preço, não está relacionado com a qualidade dos serviços prestados e dos produtos utilizados no consultório. Ter um bom profissional é fundamental na hora de fazer qualquer procedimento, do mais simples ao mais complexo.

Cuidar da saúde da boca, evitando cáries e doenças que levam a um quadro mais grave, tem grande impacto no dia a dia dos pacientes, pois a saúde e a aparência estão diretamente ligados a fatores emocionais e psicológicos.

A cárie causa manchas no dente, derivadas da desmineralização deles, que, com o tempo e agravamento, podem causar pequenos orifícios e surgir manchas escuras com lesões.  

Vá ao dentista regularmente, tenha hábitos alimentares saudáveis e observe a sua saúde bucal, pois são hábitos que aumentam a qualidade de vida.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.