Perder gordura rápido – Corrida ou ciclismo
Que praticar exercícios vem se mostrando cada vez mais fundamental para quem deseja ter uma vida saudável, isso todo mundo já sabe, seja para melhorar a forma física, compensar os efeitos da vida sedentária, ou, principalmente, para emagrecer.
Ok, mas afinal, quando o assunto é perder barriga rápido, o que é mais eficaz, corrida ou ciclismo?
Na verdade, o mais importante mesmo é praticar exercícios e, principalmente, que eles possam fazer parte da rotina diária das pessoas. Mas, em se tratando de perder peso, é preciso considerar alguns fatores.
Índice
Gasto calórico
Quem quer perder peso, geralmente, tem dúvidas sobre o gasto calórico de cada modalidade de exercício, sendo que o mais importante é manter o exercício constante e adequado com o condicionamento pessoal, lembrando que a conta para perder peso é baseada no gasto calórico total, sendo assim:
Emagrece quem gasta mais do que ingere e mantém o peso quem ingere e gasta em equilíbrio.
De uma forma geral, independente de praticar exercícios como forma de perder peso, é preciso ter em mente que eles, se praticados regularmente, ajudam no controle hormonal, entre outros fatores que influenciam na saúde.
Atividades mais intensas, apesar de serem mantidas por um tempo mais curto, têm se mostrado mais eficientes nos programas para perder peso, e isso não só pela quantidade de trabalho produzida no momento do exercício, mas pelo aumento do consumo de oxigênio após o término da atividade.
Por isso, as atividades aeróbias são importantes para quem quer, ou precisa, perder peso, pois geram alto consumo de oxigênio e gasto calórico, além de oferecerem infindáveis benefícios ao sistema cardiorrespiratório.
Quanto à atividade mais eficaz, corrida ou ciclismo, ambas ajudam muito nesse processo de perder peso, dependendo da intensidade, embora a corrida, realmente, leve a uma perda mais significativa de peso, o importante é você se identificar com a atividade, para que ela faça parte de seu dia a dia.
Saiba mais um pouco sobre cada uma delas:
Correr
Correr é mais difícil para o corpo, especialmente para os joelhos, embora ofereça melhores benefícios, principalmente para quem quer perder peso.
A dica é progredir indo da caminhada rápida para a corrida, sendo possível correr em esteira, embora alguns estudos indicam que atividades físicas ao ar livre são mais eficazes na melhoria da saúde mental.
De acordo com especialistas, para não forçar muito o corpo, o certo é variar a velocidade da corrida, assim como, andar um trecho, correr outro, e assim por diante.
Segundo cálculos gerais do American College of Sports Medicine, uma pessoa de 80 kg irá queimar cerca de 1000 calorias em uma hora de corrida.
Ciclismo
Pedalar não força muito o corpo, faz bem à saúde, porém, como qualquer outra atividade, requer alguns cuidados.
As bicicletas ergométricas são uma ótima opção para quem não quer circular ao ar livre mas prefere perder peso pedalando.
A desvantagem de andar de bicicleta é que, geralmente, ela só trabalha o quadril e os músculos das pernas, ou seja, ciclismo não é um exercício de corpo inteiro.
De acordo com cálculos gerais do American College of Sports Medicine, uma pessoa de 80 kg irá queimar em uma hora de corrida cerca de 850 calorias em uma velocidade constante de 18 a 25 km/h.
Considerações finais
Seja qual for o exercício escolhido para lhe ajudar a perder peso, já conhecendo algumas de suas vantagens e desvantagens, o mais importante é tentar fazê-lo ao longo de toda a vida.
É vale ter em mente que corpos maiores queimam mais calorias, por isso que, quanto mais tiver para perder, mais rápido verá os resultados. Porém, conforme emagrecer, o organismo irá se ajustando e queimando menos calorias.
Por fim, o importante é transformar a atividade escolhida, corrida ou ciclismo, em hábito e, em pouco tempo, poderá perceber transformações em seu corpo, por dentro e por forma.