Como prevenir o surgimento de cáries frequentes
Apesar de precisarem ser evitadas, as cáries são problemas bucais comuns, uma vez que todas as pessoas podem acabar desenvolvendo essa patologia, até mesmo crianças que possuem dentes de leite.
Dessa forma, por serem comuns, essas cáries podem acabar surgindo muitas vezes e se tornando algo recorrente, situação que pode ser um verdadeiro perigo para a sua saúde bucal.
Isso porque, um dente que acabou de se recuperar de uma cárie pode estar vulnerável e acabar desenvolvendo outras cáries que, por sua vez, levam a dentição a precisar ser extraída, ou até mesmo fazer com que acabe caindo.
Tendo esse cenário como background, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a prevenção de cáries, bem como o papel de planos como o odonto empresarial em ajudar com que as pessoas possam fazer a manutenção adequada da saúde bucal para dessa forma evitar o surgimento de patologias odontológicas.
Índice
O que são cáries e como elas se desenvolvem?
Para entender como evitar as cáries, em primeiro lugar é preciso saber o que elas são e como elas surgem.
Uma cárie nada mais é do que a ação de bactérias na boca que acontecem quando elas se proliferam.
Essas bactérias presentes na boca que estão lá de forma natural e ajudam na quebra dos alimentos, acabam se desenvolvendo de forma exacerbada quando à restos de alimentos nos dentes, que por sua vez, são utilizadas por esses microrganismos como fonte de nutrientes.
Uma vez que essas bactérias se alimentam de restos de comida provocados por má higienização bucal, elas são capazes de soltar ácidos nos dentes que acabam destruindo o esmalte dentário permitindo com que a bactéria faça um verdadeiro trabalho de escavação.
Sendo assim, quando esse problema não é tratado através de um plano dentário para mei, por exemplo, as bactérias vão fazendo perfurações cada vez mais profundas o que causa dores no paciente e até mesmo pode fazer com que haja perda do dente, sendo necessário realizar a sua extração.
Além disso, a má higienização bucal que é a principal causa da cárie também é capaz de desenvolver outras doenças odontológicas, como, por exemplo:
- Gengivite;
- Tártaro;
- Doenças periodontais;
- Placas bacterianas.
Caso sinta qualquer um desses sintomas, ou incômodos no geral, procure um profissional especializado em odontologia para um diagnóstico preciso.
Como prevenir o surgimento delas?
Prevenir o surgimento de cáries está associado a atos que são capazes de fortalecer a saúde bucal de tal forma a prevenir o surgimento não só das cáries, como também de diversas outras doenças bucais.
Portanto, o primeiro passo para atuar nessa prevenção é buscar por um profissional dentista através de um plano odontológico pme, por exemplo. Isso porque, através de uma consulta será possível avaliar sua saúde bucal como um todo, tratar problemas ou identificar patologias em estágio inicial, facilitando assim seu tratamento.
Outra coisa fundamental é o reforço da higiene bucal que deve ser realizado através da escovação diária, realizada sempre após as refeições, com a utilização de uma escova adequada, com movimentos suaves e a utilização do fio dental.
Outra coisa tão importante quando passar no dentista através de um convênio odontológico para mei e escovar os dentes da forma correta é ficar de olho em sua alimentação. Isso porque, determinados alimentos podem favorecer o surgimento de cáries e outros problemas bucais.
Esses alimentos maléficos, por sua vez, estão associados com alimentos ricos em açúcar. Portanto, busque comer comidas mais saudáveis, ricas em vitaminas, nutrientes e cálcio principalmente, para que os dentes possam ficar cada vez mais fortes.
Quais são as formas de tratamentos?
Caso não dê tempo de prevenir o surgimento das cáries, calma que ainda não é tarde demais. É possível buscar tratamento através de um plano odontológico para microempreendedor individual e um bom profissional dentista.
Isso porque, alguns dos tratamentos mais comuns para esses problemas nada mais é do que as obturações que visam limpar a ação dessas bactérias, tirá-las do seu dentes e restaurar os buracos formados através das famosas massinhas ou qualquer outro material utilizado pelo dentista.
Além das obturações, é comum também que os pacientes tenham que realizar canais em caso de cáries que tiveram ações mais profundas. Esse procedimento envolve a retirada do chamado miolo do dente que pode estar infectado e tomado pela ação das cáries.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.