Diabetes: a importância da saúde bucal
A diabetes é uma doença comum que assola muitos brasileiros. Por esse motivo, esse é um problema de saúde muito conhecido.
Mesmo assim, poucas pessoas conhecem a relação da diabetes com a boca ou sabem que essa doença pode causar problemas bucais sérios e aumentar a probabilidade do surgimento de inúmeras questões.
Vale ressaltar que é importante prezar pela saúde bucal já que ela é responsável pela alimentação e a devida mastigação dos alimentos.
Portanto, essa é uma etapa importante para que o corpo consiga absorver todos os nutrientes necessários para ter uma boa qualidade de vida por muitos anos.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que precisa saber a respeito da relação entre a saúde bucal e a diabetes.
Assim como é preciso entender a importância de um diabético também fazer acompanhamento com um profissional dentista e procurar saber a respeito do preço de extração de dente, para que seja possível manter a saúde da boca mesmo com a doença.
Índice
Diabetes: o que é
De acordo com pesquisas médicas e científicas, a diabetes é uma doença que se divide em dois tipos. Ou seja, ela pode se manifestar de duas formas diferentes no organismo de uma pessoa. O primeiro tipo nada mais é do que uma enfermidade autoimune.
Isso quer dizer que o paciente com a diabetes tipo 1 vai produzir anticorpos contra o pâncreas e a insulina produzida pelo paciente. Esse tipo de diabetes dá os primeiros sinais ainda na infância.
Já o diabetes, tipo 2, além do paciente se preocupar com quanto custa o tratamento de canal, ele deverá passar a perceber sintomas no corpo causados pela dificuldade do mesmo em absorver açúcar.
Normalmente, esse tipo de diabetes é manifestado em adultos. Em suma, há uma dificuldade da insulina produzida pelo organismo agir no corpo e transferir o açúcar ingerido para dentro das células.
Também podemos contar com outros tipos de diabetes, como a gestacional, que surge em pacientes grávidas, durante a gestação que pode inclusive prejudicar o nascimento do bebê.
Em geral, apesar de ser uma doença comum, a diabetes é perigosa e pode levar à morte. Seus sintomas são:
- Polifagia: fome excessiva ou extrema;
- Poliúria: grande precisão de urinar, inclusive à noite;
- Polidipsia: sede excessiva;
- Fraqueza e cansaço;
- Falta de ânimo.
Desse modo, ao perceber qualquer um desses sinais, é preciso procurar imediatamente um médico.
Diabetes e saúde bucal
Você deve estar se perguntando o que a diabetes, uma doença clínica, pode ter a ver com a saúde bucal.
Pois bem, para entender essa relação, além de pesquisar sobre clareamento dental no dentista, é preciso saber que algumas doenças bucais são motivadas e potencializadas pelo excesso de açúcar.
Ou seja, quando nos alimentamos com muitos alimentos que possuem carboidratos, ou até mesmo ou quando comemos muitos doces.
Então, a nossa probabilidade de desenvolver cáries e gengivites acaba dobrando, piorando ainda mais se isso for combinado com a falta de higiene bucal.
Pois bem, acontece que quando um diabético acaba não tendo o controle da doença, ou durante picos dela, o sangue do paciente acaba com um alto nível de açúcar, já que seu corpo tem deficiência em absorvê-lo.
Dessa forma, os tecidos bucais, principalmente a gengiva, acabaram irrigando com essa circulação de “sangue doce”.
Toda essa situação leva o diabético a ter muito mais facilidade em desenvolver problemas bucais.
Vale destacar que mesmo parecendo que a cárie e a gengivite sejam inofensivas, a falta de tratamento dessas questões podem levar ao agravamento da situação, e a necessidade de tratamentos mais dramáticos, como a raspagem supragengival.
Como evitar problemas de saúde bucal
Uma vez que você é diabético e quer evitar problemas bucais, não é preciso muita coisa. A princípio, uma das coisas mais importantes é a higienização adequada dos dentes e da gengiva.
Em suma, por si só, uma boa escovação e uso do fio dental de forma rotineira pode evitar cerca de 90% de todas as doenças bucais.
Além disso, é preciso fazer questão de realizar acompanhamentos com o dentista, não só para fazer tratamentos quando já houver sintomas de doenças, como notar uma gengiva escura como clarear, principalmente para os diabéticos.
O indicado é fazer consultas de rotina no profissional de forma bimestral. Além de acompanhar seus dentes e fazer procedimentos para manter a saúde da boca, como limpezas e clareamentos.
Assim, o dentista poderá avaliar e identificar o surgimento de doenças de maneira inicial, e tratá-las o mais rápido possível para um maior resultado do tratamento.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.