5 frutas que cachorro pode comer: Entenda Tudo Sobre o Assunto!
Mesmo que a alimentação do seu cachorro seja baseada apenas em ração, saiba que incluir frutas pode ser bastante benéfico para a sua saúde.
No entanto, não são todas as frutas que cachorro pode comer, inclusive algumas são muito perigosas em função da toxicidade.
Por outro lado, outras contribuem para uma boa nutrição e bem-estar, mas sempre respeitando as quantidades recomendadas pelo veterinário.
Para te ajudar, selecionamos aqui 5 frutas que seu amigo de quatro patas pode comer e com certeza, vai adorar!
Índice
Como oferecer as frutas para o meu cachorro?
Antes de conhecer a lista com as 5 frutas que cachorro pode comer, vale lembrar que os cães não são iguais quanto às suas capacidades digestivas.
Logo, em função de seus hábitos alimentares, tamaho, raça e estilo de vida, alguns cachorros digerem muito bem as frutas, e outros não.
Por isso, comece dando um pedaço pequeno para testar sua tolerância ao novo alimento, e não insista se perceber algum sinal de problema digestivo ou de comportamento, como:
- Fezes moles;
- Diarreia;
- Vômito;
- Náuseas;
- Fadiga;
- Prostação;
- Agitação.
Já no caso do seu cão apresentar alguma doença, é aconselhável pedir a opinião do seu veterinário antes de oferecer a ele uma fruta.
5 frutas que cachorro pode comer
Com todas as precauções listadas acima, veja as frutas que você pode dar para o seu cachorro:
1. Abacaxi
O abacaxi é rico em magnésio, vitamina B5, fibras e bromelina, a qual ajuda no combate a certas doenças inflamatórias.
Como possui um alto teor de água, é excelente para hidratar seu cachorro durante o verão.
Atenção apenas para não exagerar, porque o abacaxi é rico em açúcar e ácidos, que pode afetar seu sistema digestivo.
2. Framboesa
As framboesas são ricas em vitamina C, que contribui no tratamento da artrite graças às suas propriedades anti-inflamatórias.
Entretanto, como contém açúcar, grandes quantidades podem levar ao ganho de peso. Por isso, não ofereça mais que 2 framboesas por dia para o seu cachorro.
3. Mirtilo
O mirtilo é um alimento rico em vitamina C, fibras, antioxidantes e compostos fitoquímicos.
Ajuda seu cão a combater os danos celulares e reduzir as consequências do envelhecimento cerebral ou o surgimento de um eventual tumor.
4. Melão
Se a sua dúvida era se o seu cachorro pode comer melão, a resposta é sim. O melão é uma fruta rica em vitaminas C e A, e principalmente água.
Além de promover a saciedade, deixa o cachorro hidratado, o que é ótimo em dias de temperaturas mais elevadas.
Diferentemente de outras frutas, o melão contém apenas 5 a 10% de açúcar, sendo indicado para cães com sobrepeso ou tendência à obesidade.
5. Pera
Por ser rica em vitamina A. B1, B2, C, K e E, em antioxidantes e ácido fólico, a pera é um alimento que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico do animal.
Favorece também a renovação celular, e assim como outras frutas, seu teor de água ajuda na hidratação.
Mesmo sabendo agora as frutas que cachorro pode comer, a chave é não exagerar na quantidade e seguir sempre as orientações do veterinário.
Assim, seu cachorro poderá desfrutar de todos esses benefícios, mas ao mesmo tempo protegendo a sua saúde!