Saúde cardíaca: estilo de vida saudável para a saúde
O músculo cardíaco é o mais importante para que o seu corpo se mantenha vivo e com saúde cardíaca. Então, é imprescindível pensar em práticas saudáveis no dia a dia e cuidar do seu coração
As doenças cardiovasculares são algumas das que mais afetam as pessoas ao redor do mundo e estão entre os principais motivos de morte no Brasil, responsáveis por mais de 30% dos óbitos registrados no país.
E algumas das principais causas para isso estão relacionadas a práticas pouco saudáveis, como falta de equilíbrio nutricional na alimentação e sedentarismo, por exemplo.
Para cuidar da saúde cardíaca, melhorar o funcionamento de várias áreas do seu corpo e, ainda, prolongar a sua vida, é indicado entender quais são os sintomas de problemas cardíacos e quais hábitos podem evitar diversas doenças.
Como cuidar da Saúde cardíaca?
A Saúde cardíaca tem tudo a ver com o estilo de vida que você segue no dia a dia. Sim, os pequenos hábitos importam e podem reduzir significativamente as doenças cardiovasculares.
Confira, a seguir, os 7 principais cuidados que você pode implementar na rotina para fortalecer a sua Saúde cardíaca!
1. Tenha uma alimentação equilibrada
Algumas doenças podem fazer mal para o coração, mesmo não sendo patologias cardiovasculares, como obesidade e diabetes. Então, cuidar da alimentação, priorizando refeições naturais, com baixos níveis de sódio, gordura, sal e calorias, é uma ótima forma de evitar a pressão alta e manter a saúde cardíaca em dia.
2. Pratique exercícios físicos
Para que o funcionamento do coração continue ativo da melhor maneira, é importante colocar o corpo em movimento de forma regular. Além de reduzir os níveis de colesterol, a prática de atividade física também é um ótimo modo de diminuir os triglicerídeos e melhorar o fluxo sanguíneo.
3. Mantenha o peso ideal para o seu corpo
Qual é o seu peso ideal? É fundamental entender qual é o seu IMC (peso / altura x altura). O Índice de Massa Corpórea, quando dentro dos níveis esperados, ajuda a diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, obesidade e diabetes.
4. Evite o cigarro
O que algumas pessoas não sabem é que o cigarro não prejudica apenas a saúde dos pulmões, mas afeta bastante o coração também. Isso acontece porque ele obstrui o fluxo das artérias e, ainda, pode gerar placas de gordura, cálcio e inflamações, aumentando o risco de infarto e hipertensão, entre outras doenças.
5. Controle a pressão
Além de ter mais cuidado com a sua alimentação e com a prática de exercícios físicos, é fundamental respeitar a hora de dormir para ter um sono de qualidade e também evitar situações de altos níveis de estresse. Vale pensar em maneiras de aliviar os momentos estressantes do dia a dia para evitar a pressão alta e o AVC.
6. Beba de forma moderada
Se você gosta de bebidas alcoólicas, a única coisa em que precisa prestar atenção é com a quantidade em excesso delas. Isso porque ingerir álcool de forma excessiva enfraquece a musculatura cardíaca e pode gerar danos graves ao organismo ao longo dos anos.
7. Tenha atenção aos recados que o seu corpo envia
Quais sinais seu corpo manda para dizer que precisa de cuidado? Alguns dos sintomas que podem indicar que você está com problemas na Saúde cardíaca são:
- Falta de ar e dificuldade para respirar;
- Tontura e náuseas constantes;
- Cansaço excessivo;
- Dores ou incômodos no peito;
- Inchaço nos pés e nas pernas;
- Vontade de urinar com mais frequência à noite.
Você já percebeu algum desses incômodos com uma certa constância? Se sim, é recomendado marcar uma consulta médica com um médico geral ou um cardiologista para fazer o devido check-up e obter o diagnóstico correto.
Quanto mais cedo você buscar preservar o seu coração, mais chances vai ter de evitar sintomas piores e danos graves à sua saúde cardiovascular.